Área Associado
Matrícula
Senha
 
 
 
 
Busca geral
Informe parte do nome
 
Busca associados
Informe parte do nome
 
 

Ciclos de Palestras sobre Órteses e Próteses do INSS em Parceria com a ABOTEC

Artigos cientificos

A ACESSIBILIDADE ESTRUTURAL PARA OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUICÃO DE ENSINO SUPERIOR

 Data da Inscrição:

11/09/2007

 Autor(es):

FRANCISCA ROCHA CARNEIRO LIBERATO / AUTORA

 Estado:

 Instituicao:

PESTALOZZI

 Email:

franciscarocha18@hotmail.com

 Título:

A ACESSIBILIDADE ESTRUTURAL PARA OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUICÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE FORTALEZA- CEARÁ

 Resumo:

Resumo

A ACESSIBILIDADE ESTRUTURAL PARA OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUICÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE FORTALEZA- CEARÁ; ROCHA, Francisca Carneiro Liberato; 

Palavras-chave: Portadores de Necessidades Especiais; Inclusão Escolar; Barreiras Arquitetônicas e Ambientais; Acessibilidade.

RESUMO

INTRODUÇÃO: A acessibilidade auxilia na inclusão social, e deveria beneficiar a todos os tipos de indivíduos, o que é uma boa justificativa para que as Universidades ou Instituições de Ensino tenham um bom acesso. No dias atuais, é preciso também eliminar todos os tipos de barreiras para assim melhorar o acesso dos deficientes e minimizar assim os preconceitos, ampliando a possibilidade de crescimento pessoal e profissional destes indivíduos. Para muitos, o desafio agora é democratizar esta educação de forma, a estabelecer uma educação superior inclusiva, onde todos tenham o mesmo direito perante a sociedade. OBJETIVOS: A NBR 9050/2004, surge com a de estabelecer critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projetos, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos às condições de acessibilidade. METODOLOGIA: Este é um estudo descritivo, transversal, de natureza qualitativa que buscou analisar a infra estrutura e as barreiras arquitetônicas impostas pela instituição de ensino superior, com relação aos deficientes. A unidade amostral foi uma instituição de ensino superior que atua há oito anos no mercado da educação na cidade de Fortaleza Ceará, fornecendo dentre vários cursos de graduação, o de fisioterapia. Foram analisados rampas, escadas, corredores, banheiros, salas de aulas, estacionamento, acesso à cantina, biblioteca e auditório entre os meses de março e abril de 2007. Para coleta dos dados utilizou-se uma câmera digital marca sony cyber-shot DSC-P93A e a seguir comparou-se as estruturas físicas da instituição, com a NBR 9050. O estudo foi submetido e aprovado pelo CEP/FIC. RESULTADOS: Os resultados mostram que há falhas em relação às barreiras arquitetônicas e ambientais do campus para todos os portadores de deficiência (visual, auditiva e física) em graus variados, principalmente nos banheiros, biblioteca, rampas e estacionamento. CONCLUSÃO: Diante disto, os dados apontam para a necessidade de investimentos em acessibilidade, bem como a incorporação dos conteúdos teórico-práticos da disciplina de ergonomia no curso de fisioterapia. No momento inicial, recomenda-se adaptações ergonômicas no ambiente para beneficiar a todos os portadores de deficiência que estudam na referida instituição de ensino superior.



 Palavra Chave:

Portadores de Necessidades Especiais;Barreiras Arquitetônicas e Ambientais;Acessibilidade

 


To translate into the English click in the flag to the side.
In function to use an automatic system of translation eventual errors will be able to occur but in any way the understanding of the translated text is assured.

Topo da tela

 

 
 

 
  Quer anunciar? Clique aqui.

 
     



Oficina Escola

Rua Carlos Escobar, 45
Santana - São Paulo - SP
CEP: 02013-050
Fones: (11) 2950-6575 / 2978-3283 / 2950-2874
 
Site desenvolvido e hospedado por Malkes Internet Solutions