Fotos Paraolimpíadas RIO 2016



Magica!!!
Esta é a melhor palavra para definir as Paraolimpíadas Rio 2016.
Fui convidado pela Otto Bock, que foi patrocinadora dos jogos, para assistir os eventos esportivos, visitar a Vila Olímpica, e conhecer a grande oficina, por eles montada, com ortesistas e protesistas de todo o mundo. Nesta oficina, existia a possibilidade de atender a todas as pessoa que utilizam qualquer tipo de órtese, prótese e cadeiras de roda.
Existia um estoque enorme, com todas as peças possíveis, assim como, pés, joelhos, articulações para próteses, pneus para cadeira de rodas, etc...

É muito legal saber, que em alguns casos, de atletas de países sub-desenvolvidos, a precariedade é tanta, que os profissionais da oficina não consertam, mas fazem tudo novo, e doam ao paciente. A Vila Olímpica era gigantesca!
Eram mais de 30 prédios enormes, que abrigavam os paratletas, e caminhando por ela, via-se um mundo, onde todos são iguais, onde a deficiência física passa despercebida, faz parte da normalidade, assim como deveria ser em todo o mundo!
Tenho certeza que o povo Brasileiro incorporou o esporte paralímpico, e percebeu a grandeza, a graça, a vontade, a determinação, de um paratleta. Quando ele estava no pódio, recebendo medalha, ou mesmo chegando em último lugar, existe aí um momento em que ele sentia o dever cumprido, superação, e sobre tudo, de que não existem limites.

As Paraolimpíadas, com certeza, receberão mais apoio de nossos governantes e da iniciativa privada. Isto abrirá mais portas, para milhares de pessoas que, de repente, não acreditavam que o deficiente físico poderia ter uma vida normal, claro, com algumas diferenças, mas com a certeza de poder alcançar tudo, simplesmente qualquer sonho. Estive pensando, que os Jogos Paralímpicos Rio 2016, foram únicos, quem não fez parte deles, como atletas, dirigentes técnicos, voluntários, e o público que assistiu e vibrou com tudo, nunca mais vai ter esta oportunidade, ao vivo, pois duvido, que possamos ter, de novo, uma Paraolimpíada no Brasil, nos próximos 100 anos.

Parabéns a todos que dela fizeram parte, principalmente aos atletas, e se me perguntarem se mágica real existe, vou dizer que "Sim", pois a mágica existiu durante todas as duas semanas de competições nas Paraolimpíadas Rio 2016.
Parabéns a todos, que dela participaram; O mundo seria triste sem a Fé, Força, exemplo e determinação de vocês!

Peter Kuhn